O Início

A Liga foi fundada a 3 de Abril de 1921, no salão do Ateneu Comercial de Lisboa em sessão presidida por Teófilo Braga e na altura denominada a Liga Portuguesa dos Direitos do Homem, inspirada na Liga Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão, fundada em 4 de Junho de 1898, em Paris.

A sua criação foi animada e presidida por Sebastião de Magalhães Lima, acompanhado no Directório pelo vice-presidente Luz de Almeida e por sete vogais: Estêvão da Silva, Carlos de Lemos, Luís de Melo Ataíde, Agostinho Fortes, Álvaro Neves, Carneiro de Moura e Ramos Paiva.

Os respectivos estatutos foram aprovados em 21 de Abril de 1922 e entregues no Governo Civil de Lisboa, ficando a sede da Liga provisoriamente instalada no segundo andar do nº 92 da Rua do Mundo.

Foto de Sebastião de Magalhães Lima
Sebastião de Magalhães Lima - Foto: Wikipédia

Durante a Ditadura

Fusão da Liga

Liga Portuguesa dos Direitos Humanos - Civitas

A 15 de Dezembro de 2008 tem lugar a fusão da Liga com a “CIVITAS – Associação para a defesa e promoção dos direitos do cidadão”, passando esta a ter a actual denominação de Liga Portuguesa dos Direitos Humanos – Civitas.

A CIVITAS havia sido fundada em 1989, com a realização da sua 1ª Assembleia-Geral a ter lugar na Sociedade Nacional das Belas Artes, presidida por Magalhães Mota, secretariado por Vasco Lourenço e Sá Machado.

Falaram em nome da Comissão Instaladora Vitor Alves e Helena Cidade Moura e intervieram como associados Vítor Melícias, Fernando Amaral, Natália Correia, Domingos Moura e José Sanches Osório.