Decorreu no dia 10 de Dezembro, a Sessão Comemorativa do Dia Internacional dos Direitos Humanos – Civitas, para assinalar o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Museu do Oriente, em Lisboa.

Foi uma ocasião de celebração e festa, magistralmente conduzida pela simpática e empenhada nesta causa, apresentadora Cláudia Semedo.

A sessão iniciou-se com os ritmos das Batucadeiras Netas di Bibinha Cabral, originárias de diversas ilhas cabo-verdianas, contagiando todos com os seus bateres e movimentos. Para fazer a abertura desta sessão, subiu ao palco o Presidente da Fundação Oriente e Presidente do Conselho de Fiscalização da Liga Portuguesa dos Direitos Humanos – Civitas, Dr. Carlos Monjardino, que deu as boas-vindas a todos os presentes e elaborou sobre a já longa história da Liga.

Seguiu-se uma assombrosa demonstração de Flamenco, que trazia na bagagem um pouco de Cuba, Portugal, Argentina e Espanha, com Alejandra Gutkin, João Lara e Sonia Perez. Prova viva que não existe uma cultura única e hermeticamente impermeável a tradições alheias.

O Professor Dr. Vital Moreira, Comissário para as Celebrações do 70º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 40º Aniversário da Adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos, brindou os presentes com uma intervenção onde fez alusão às motivações que levaram à elaboração da Declaração na sequência dos horrores vividos na 2ª Guerra Mundial e à importância da adopção destes dois importantes marcos da humanidade bem como o seu grande valor actual.

Chegou-se ao momento de homenagem ao Dr. António Arnaut, o Pai do Serviço Nacional de Saúde que também foi presidente da Liga Portuguesa dos Direitos Humanos, era um homem íntegro que pugnou toda a sua vida pela defesa e aplicação dos Direitos Humanos, particularmente pelo Direito à Saúde, sendo responsável por uma das maiores transformações sociais do nosso país.

Foram projectadas fotos e ouviu-se a voz de António Arnaut a ler um poema de sua autoria. Nesta ocasião, subiu ao palco o antigo Presidente da República Dr. Jorge Sampaio, que evocou a memória de António Arnaut e as suas conquistas que ajudaram a melhorar a vida de todos os Portugueses.

Enfatizando a veia poética de António Arnaut, o actor e encenador Paulo Matos leu poemas da autoria do Pai do Serviço Nacional de Saúde. Para encerrar os tributos à memória do Dr. António Arnaut, uma das mais talentosas pianistas da sua geração, Teresa Palma Pereira, tocou L’isle Joyeuse de Debussy.

A Medalha de Honra da Liga Portuguesa dos Direitos Humanos – Civitas, foi atribuída pela primeira vez na sua história a título póstumo ao Dr. António Arnaut, e entregue pelas mãos do Dr. Fernando Lima, presidente do Plenário Nacional da Liga Portuguesa dos Direitos Humanos – Civitas e do Grémio Lusitano, referindo os valores universais que a todos devem unir, ao Dr. António Manuel Arnaut, filho do Dr. António Arnaut, que proferiu palavras em memória do seu pai e numa avaliação tenaz do actual estado do Serviço Nacional de Saúde.

Com uma voz super elástica, capaz de despertar o mais sonolento espectador, Luanda Cozetti acompanhada de Norton Daiello com o “cantar” da sua viola baixo, Os Couple Coffee, brindaram os presentes com Alípio de Zeca Afonso e Tanto Mar de Chico Buarque.

Para falar dos Direitos Humanos em 2018, seguiu-se a intervenção do Dr. Vitor Graça, Presidente da Direcção da Liga Portuguesa dos Direitos Humanos – Civitas, que percorreu o que se conquistou ao longo destes 70 anos, bem como as grandes falhas que que ainda existem e que têm estado em crescimento um pouco por todo o Mundo.

Para encerrar os momentos artísticos da Sessão, Fernando Tordo, de todos conhecido, entusiasmou a sala com Coisas da Malta, acompanhado por um bailado de transflamenco executado pelas bailarinas e Quando um Homem Quiser.

Para finalizar a Sessão Comemorativa do Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Dr. Rui Pedrosa, Vice-Presidente da Liga Portuguesa dos Direitos Humanos – Civitas, enalteceu a riqueza da diversidade cultural bem como a abrangência e importância de todas as intervenções proferidas.

Chamou ainda ao palco todos os oradores, artistas e entidades apoiantes que tornaram possível a realização desta Sessão, para a entrega de uma medalha de reconhecimento. Aos já referidos, juntaram-se o Coronel Vasco Lourenço da Associação 25 de Abril, Dr. João Constantino da Previmed, o Dr. Pablo Barreiro da SUMA SA, Dr. Alexandre Luz da Nextpower e a Dra. Daniela Antão.

Agradecemos ainda à Sensa Caffe, à Workforce Agency, à GESTI, à CGI, à Humana Fraternitas e ao designer Nuno Henriques pelo apoio prestado.

Fotos do evento: no final do post.
Vídeo do evento: https://www.youtube.com/watch?v=WgLTP3kXVn4