No dia 5 de Outubro de 2018 o Comité Nobel Norueguês anunciou os vencedores do Prémio Nobel da Paz.

A ‘Liga Portuguesa dos Direitos Humanos – Civitas’ gostaria de felicitar Denis Mukwege (médico ginecologista Congolês, 63 anos) e Nadia Murad (activista dos Direitos Humanos Yazidi, 25 anos) por esta atribuição e à causa subjacente pela qual lutam, o fim da violência sexual como arma nos conflitos e guerras.

Foto de Denis Mukwege
Sapo.pt

Mukwege trabalhou durante muitos anos num hospital em Bukavu (cidade próxima da fronteira com o Ruanda), na República Democrática do Congo, país assolado por uma guerra civil que já causou mais de 6 milhões de mortos. Ao longo da sua carreira e em 12 anos de guerra civil, tratou mais de 21.000 mulheres vítimas de violação.

Foto de Nadia Murad
Getty Images

Murad foi raptada pelo grupo terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante em Agosto de 2014 e sujeita a violação e outros abusos. Após 3 meses de cativeiro conseguiu fugir em Novembro de 2014 para um campo de refugiados no norte do país e de seguida, para Estugarda na Alemanha. Aos 23 anos foi nomeada como a primeira Embaixadora da Boa Vontade para a Dignidade dos Sobreviventes de Tráfico Humano pelas Nações Unidas.